segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pra pensar


Sem nada pra fazer, domingo, fiquei zapeando pela TV. Não estava afim de ver filme, nem de ler, afim de nada. Foi quando vi a chamada no Fantástico sobre o problema do aquecimento global.
Pra falar a verdade eu nunca parei pra me preocupar, de fato, com esse tema. Mesmo tendo ouvido e falado muito sobre o assunto. Nunca parei pra pensar e imaginar realmente no que isso pode acarretar nas nossas vidas.
Não sou nenhuma entendida completamente sobre esses assuntos de emissão de gás carbônico, acordo entre países para amenizar a emissão de tais gases, ou qualquer outro fator relativo que agrega deficiências ao meio ambiente que como resposta nos trás simplesmente a destruição da “nossa casa”, então não posso aprofundar de forma formal e sucinta sobre o tema. Contudo, mesmo não sabendo as ramificações e detalhes desse quadro em que estamos vivenciando, eu, você e qualquer um, consegue e podem ter uma percepção e visão de tudo o que está acontecendo. Ou seja, não podemos nos eximir de qualquer culpa. Afinal, se há alguma conseqüência é porque houve alguma ação, direta ou indiretamente. Mas infelizmente houve e ainda há.
Diante disso, o que mais me chocou diante dos relatos feitos no “documentário”, foram as cenas que, embora fossem esteticamente lindas, a situação de uma mãe ursa polar com seu filhote ao lado presos num pequeno bloco de gelo, flutuando numa imensidão de água, jogados a própria sorte, sem dúvida foi o que me marcou profundamente. Deu aquela sensação de tristeza. A mesma de quando você tem algo importante na vida e perde, ou, sabe que está perdendo. Um frio na alma, sabe?! E me veio a pergunta que de tão repetitiva virou até clichê: O que está havendo com o mundo?
Não sou daquelas pessimistas em que olha situações chatas e tristes e vê tudo pior ainda. Mas confesso que olhando a vida desses animais sendo destruídas tudo pela nossa culpa, pela ganância, ambição, arrogância do ser humano, me deixou sem chão. De fato, quando o dinheiro e coisas materiais passam a tomar a frente do amor, não podemos mais esperar nada de bom acontecer. Presenciamos um cenário que sabe-se Deus como e quando poderá ser mudado.
É óbvio que uma mudança tão delicada nunca poderá ser feita de um dia pro outro. Mas o quanto antes tudo for possível ser realizado para um resultado positivo em prol do nosso futuro e principalmente para socorrer vidas que nunca fizeram nada pra viver o que estamos vendo, se faz mais do que necessário. É realmente uma questão de emergência. Que os políticos realmente tomem seus devidos lugares e tomem uma posição consciente de pagar a dívida gigante que estamos com a natureza. Se não a maior dívida de todas.
Às vezes sempre ouvimos a clássica frase de que não devemos nos preocupar com o futuro. Mas esse é um exemplo mais do que real, que atitudes feitas no hoje, pode sim envolver sua vida no amanhã. Se você não se preocupa ou não tem pelo menos um pingo de consciência das ações que você toma hoje, pode acontecer o que está acontecendo com o planeta. Ter que acionar o botão de alerta, estiar a bandeira de emergência e correr contra o tempo para corrigir tudo o que foi feito de errado.
Poupe preocupações e medos desnecessários no futuro. Viva o hoje sim, não a ferro e fogo, mas pensando nem que seja um pouquinho no que algumas das nossas ações podem acarretar amanhã.
Se tivéssemos pensado antes, talvez hoje eu não teria assistido esse “documentário” e não estaria motivada a escrever esse texto.
Mas enfim, agora já que o leite foi derramado, não adianta sentarmos, chorarmos ou assistirmos tudo de camarote. “Bora” correr atrás e solucionar da melhor maneira possível e no máximo tentar fazer com que essas cenas não se repitam, ou se tornem um fato rotineiro.

2 comentários:

Léia disse...

Eu particularmente sempre que vejo animais envolvidos, fico muito chocada. Eles são inocentes. Não conseguem muitas vezes se defender do que o ser humano é capaz.
Lógico que também teremos nossas consequências por causa dessse bendito aquecimento global. Mas infelizmente quem vem pagando um preço muito mais caro é a natureza.
Belo texto, Jú!

Você é linda por fora e por dentro mais ainda.

Parabéns nega!
Beijo.

Rafael disse...

Eee Morena inteligente!
Parabéns pelas palavras.

Abraços,
Rafa.