segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A simplicidade na vida

Você já parou pra observar como o que é mais belo tende a ser simples?
A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta repararmos a vida silenciosa e perfeita nos jardins, na natureza. Cada flor toma o seu lugar. Não há concorrência entre as rosas, não há angustia nas margaridas e nem ansiedade nos jasmins. Elas simplesmente levam suas vidas no seu devido tempo. Não querem outra coisa a não ser viver cada instante. Não se preocupam em ser melhores, não há exagero de forças, desgaste de energias. Florescem quando precisam florescer. Recebem o sol, chuva, vento e morrem ao seu tempo. São simples.
Pode-se dizer que a simplicidade éo estado mais puro da realidade. Uma semente por exemplo, é simples. Ela é o que é. Pequena, frágil, sem atrativo algum. Não querem ser flores antes do tempo. Não querem ser mais do que podem ser na hora exata. Vivem seu dia a dia simplesmente esperando cada momento.
E nossa vida tende a ser assim. Já dizia o poeta "Simplicidade é querer uma coisa só”. Ele tem razão. Quanto mais queremos, mais chances teremos de não termos nada. Como diz a frase “ Quem tudo quer, nada tem”. Porque querer muito nos torna complexos. Nos enchemos de filosofias, planos e estratéias pra atingir algum objetivo. Nos perdemos muitas vezes da natureza da vida. Dedicamo-nos aos desejos que cegam nossos olhos e assim nos perdemos do que é simples.
Pessoas simples são leves. Carregam menos bagagens quando vão viajar. Preferem guardar suas forças e energias pra aproveitar a paisagem. Já os que carregam tudo mais pesado, correm o risco de ficarem presos às suas bagagens. Se tornam limitadas quanto ao aproveitamento de correr pra admirar ou andar pelo aeroporto. Ficam pesadas, mal humoradas, cansadas.
A simplicidade está extremamente ligada a uma leveza nas relações humanas. Uma pessoa simples leva tudo de forma mais doce. Cultivam a forma mais leve de se manter em um ambiente. Não fazem escândalos, brigas desnecessárias, não promovem discussões sem motivo. Enxergam o que lhes faz bem e o que não faz, simplesmente deixam de lado. Não é feitil de uma pessoa simples concorrer, manipular, se desgastar com pouca coisa. Como as flores. Vivem tudo a seu tempo. Prendem o olhar e se interessam por aquilo que realmente vale a pena.
Pessoas simples são as que se encantam com pequenos presentes. Ainda que esses não tenham um valor material grandioso. Sabem dar valor às coisas mais pequenas. A simplicidade as capacitam em reconhecer que nem tudo precisa ter utilidade para ser agradável. Por isso é fácil presentear os simples.
Já os complexos, nunca sabemos como agradar. O que será de bom ao seu olhar. São pessoas difíceis de se compreender. Nunca sabemos o que ela gostaria de receber.
Só na simplicidade é que conhecemos alguém de verdade. São pessoas que falam praticamente com a alma. Nos passam calma. Quando as máscaras das pessoas complexas caem pelo chão e seus personagens são abandonados, é que podemos saber a sua real essência.
Não gostaria nunca de perder esse ponto de vista. A cada dia que acordo tento ser mais simples. Não quero permitir que os planos que almejo pro futuro, desejos e sonhos me tirem sutilmente toda a leveza de uma alma simples no agora. Eles são importantes desde que não tirem a minha essência interior.
Ser simples em todas as formas. Na hora de perder. Na hora de ganhar. Ser como uma vida na natureza que até mesmo na morte são simples. Quando é chegada a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.
Quanto mais eu simplificar a minha vida, sinto que posso ser ainda mais feliz.

Nenhum comentário: