quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alma brasileira

Ah! A minha alma tem o cheiro da mata que enquadra as cidades grandes
Tem o clarão de uma tarde maravilhosa de um dia todo quente
Tem o frescor das gotas de orvalho de um dia nascente
A transparência das águas que banham tanta gente
A minha alma tem o som, tem o toque, tem o estoque de culturas diferentes
Tem a mistura, do amarelo, do branco, do negro, do pardo, que formam um país exuberante
Os gingados, as danças, as festas do que é realmente atraente
Minha alma grita todas as palavras, decifra todos os sentimentos, tem o calor humano que intensifica os desejos
Minha alma tem a imensidão que acolhe o desabrigado
O visitante que vem de longe, vem do frio gelado
E aqui se acolhe frente ao mar em busca do calor
Minha alma se reveste das variedades de espécies
Dos peixes, das aves e todos animais terrestres
Que juntos formam nossa terra de valor
Minha alma transpira riqueza
De gente forte, de gente guerreira
Que nunca desistem de sempre lutar
Minha alma é aquela que desencadeia
A orquestra do canto dos pássaros
A paz que habita entre tantos acontecimentos
Tentando toda dor amenizar
A minha alma tem o brilho do sorriso estampado na cara
Exala a esperança frente a situações raras
E impõe a confiança para o medo enfrentar
A minha alma é o cenário de pés descalços
A correria de rodas girando sobre o asfalto
Do vai e vem de um dia sem cessar
Minha alma é aquela toda falante
Repleta de mentes brilhantes
Que pra fora vão se mostrar
Minha alma tem a estratégia da bola no campo
A habilidade dos pés que enquadram um ângulo
E a todos impulsionam a comemorar
Minha alma desenha a criatividade
Mistura dons e talentos que resultam em prosperidade
De um berço de ouro para se orgulhar
Minha alma tem a cara de uma ferida insana
De uma história difícil, mas que hoje se alavanca
De um passado que deu o suporte necessário para poder caminhar
Minha alma tem a explosão do orgulho da nossa tribo
De todo povo, de toda raça de sermos amigos
Que vivem livremente podendo se expressar
A minha alma tem o godê com toda a aquarela
Tem a tecnologia e até a manivela
Resultando num lugar inteiramente cultural
Minha alma soa inquietude
Soa uma juventude
Que insatisfeita com tanta injustiça se põe a protestar
Minha alma vê além da peneira
Vê no céu a poluição inteira
Que muitos querem tapar
Minha alma tem o melhor dos dons
Tem o melhor da população
Que deveria ser mais notada
Minha alma desperta a beleza
Revela a exuberância
De um lugar calmo e sempre em festa
Mas que tem sufocado seus gritos
Camuflados seus pedidos
Alma de pessoas que aqui lutam
Por um lugar ainda melhor
Minha alma tem o reflexo do brilho do ouro
Das sementes valiosas
Das variadas plantações
De verdadeiros tesouros
Que denotam toda a satisfação de por aqui poder compartilhar
Minha alma é aquela guerreira
É a grande fogueira que a chama não deixa apagar
Minha alma canta suas qualidades
Mas também, briga por uma autoridade
Que combinando com toda nossa riqueza
Faça algo que realmente valha a pena
Para fora podermos mostrar
Minha alma resplandece todos encantos mil
Única, indecifrável, forte, delicada, alma do meu Brasil.

Nenhum comentário: