segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O "Pra sempre"

Ao me deparar com a cena em que um casal de simpáticos velhinhos percorriam o caminho, sem a menor pressa, de mãos dadas e demonstrando total felicidade, involuntariamente a pergunta que se passou em minha mente foi: Qual a receita para um casamento duradouro como esse? Qual o segredo de um amor que cresce e amadurece cada dia mais? Será possível ainda nos dias de hoje, existir esse tão proclamado e prometido “pra sempre?”
É fato que nesses tempos modernos em que vivemos, acreditar em um futuro longo e acompanhado, é uma missão praticamente impossível. Afinal, sem querer somos ensinados a desconfiar, como forma de nos defendermos das “trapaças alheias”.
Contudo, acreditar num “pra sempre”, cabe a cada pessoa se entregar e saber viver. Não há uma receita específica para um casamento bonito e seguro. Cada um tem a sua particularidade. Não é mágica. Não é segredo. Mas é a forma com que você convive.
Querer fazer valer o “pra sempre” em sua casa é saber acima de tudo respeitar o outro. É ter sabedoria para falar na hora certa. É saber ficar calado no momento certo. É saber ser humilde pra perdoar. É não ter idade para andar de mãos dadas. É não ter vergonha de dizer que ama, e o fazer pelo menos uma vez ao dia. É fazer um carinho. É saber dizer o que te ofende. O que te machucou. É ter responsabilidade para lidar com as dificuldades. É ter maturidade para ajudar nas desavenças. É estar junto nas decisões. É saber entender o que o outro espera. É adivinhar o que o outro sonha. É não ter idade para amar. É não ter vergonha de brincar. É ter criatividade para fazer uma surpresa. É inovar e mudar a aparência. Comprar uma roupa nova. Um corte de cabelo. É ter orgulho e admiração de quem você tem ao seu lado. É ter malícia para poder surpreender. É ter confiança e não agir errado. É ter ciúmes para mostrar que ama, mas não para aprisionar. É saber o valor das palavras. É tentar ajudar nas dificuldades. É compartilhar todas as vitórias e superar juntos as derrotas. É cultivar aquele primeiro olhar. A magia do primeiro beijo. A doçura do primeiro amor. É saber conversar. É ter assunto para isso. É não ter vergonha de algo que incomoda. É saber expor pensamentos novos. É ter caráter. É ter base. É respirar fundo antes de qualquer discussão. É alimentar a chama de um amor vivo, dentro do coração. É responder de forma justa cada ato. É saber agradecer e o verdadeiro valor que um representa na vida do outro.
Um casamento com raízes profundas, dificilmente será abalado. Pode vir a maior tempestade. Ele tem a profundidade exata para enfrentá-la.
Um casamento bem firmado em pedras seguras e não em areias rasas, nunca correrá o risco de desabar.
O “pra sempre” se firma em cada pessoa que almeja e sabe cultivar esse desejo.
O “pra sempre” existe para aqueles que sabem o que prometem no momento do “sim”.
O “pra sempre” não é mágico. Não é uma receita. Não é um dom. Não é um segredo. Mas um sonho, uma vida que qualquer um tem a oportunidade de cultivar.
O amor verdadeiro cresce no dia-a-dia.
O amor nascido de uma convivência madura, não tende a acabar, mas a progredir, por você a cada dia mais ir conhecendo desejos e virtudes, manias e costumes.
O amor verdadeiro não arde em ciúmes. Cultiva a bondade.
O amor verdadeiro não se infama de comentários alheios, nem de suas maldades.
Um amor sustentado pela verdade e respeito certamente dará, não só um, mas pela vida toda o gosto de trilhar cada caminho e aguçar olhares e vontades de quem sonha em um dia um amor como esse escontrar.

Um comentário:

Mariana Marques disse...

É... quem não sonha com esse tal de "pra sempre"? Um amor desse q dura p vida td, q nem nos filmes... amor cúmplice, amor companheiro, amor q mesmo ausente se faz presente...

aaah, eu querooooo =/
rsrs

Parabéns pelo texto Jurebinha!!