quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pai e Filha


Pai vem aqui. Sente-se ao meu lado
Com esse seu sorriso grande e largo
Me dê sua mão. Quero conversar.

Pai eu sei que o tempo está passando
Tempos imagináveis e até mesmo estranhos
Quando ousamos para trás olhar.

Pai, aquela caixa ali sobre a mesa
Com fotografias de quando eu era pequena
Me fizeram te contar

Que você foi aquele que me deu abrigo
Quem brigou, quem abraçou e esteve comigo
Me amando e cuidando sem muito se expressar

Pai, lembra de todas as nossas viagens?
Eu ficava falando em seu ouvido, perguntando sobre as minhas curiosidades
E você sempre esteve ali para me explicar.

Pai, quanta saudade do tempo em que esteve fora
Quanto medo de você ter ido embora
Sem ao menos me contar.

Pai, quantas alegrias por nós foram vividas
Quantas chegadas e quantas despedidas
E as fotografias sempre a nos acompanhar.

Pai, hoje sei que estou crescendo
Me cuidando, aos pouquinhos aprendendo
Como um passarinho a voar.

Pai, você que foi meu herói, meu bandido
E hoje se tornou muito mais que um amigo
Alguém em quem eu posso confiar.

Não importa por onde eu siga
Estarei sempre aqui, sou a sua menina
E em meus pensamentos você sempre vai estar.

Cada vez que me olho diante do espelho
Em pequenos traços do meu rosto eu te vejo
Na maneira de sorrir e do jeito de se expressar.

Pai, entre tantos acontecimentos
Situações da vida e momentos
É que eu aprendi a perdoar.

E hoje te tenho aqui do meu lado
Todo alegre, falante e engraçado
Um grande pai a me cuidar.

Pai, assim como nossas fotos na caixa estão guardadas
Aqui dentro de mim existe algo maior que me agrada
E não tem como não falar.

Olhe bem dentro dos meus olhos
Preste atenção no tenho a lhe dizer:
Pai, eu amo muito você!



ps.: Sei que não é dia dos pais, nem nada. Mas dedico esse poema ao meu pai, após ter recebido dele, uma mensagem muito linda sem que eu esperasse.
Às vezes, entregamos um presente, dizemos algo a uma pessoa, apenas num dia específico. Ou melhor, sempre nos dias específicos. Em que o mundo inteiro também está fazendo o mesmo. Dia dos pais. Dia das mães. Dia dos namorados. Das crianças e por aí vai. Contudo, quer coisa mais gostosa e valiosa do que receber nem que seja uma palavra, num dia sem importância? Num dia comum em que as pessoas estão extremamente ocupadas com seus afazeres, que nunca iriam esperar receber um agrado, um carinho espontâneamente. Pois é. É extremamente gratificante para quem recebe e quem o faz também.
Todos os dias, são dias especiais quando você o assim faz ser.

Um comentário:

Mariana Marques disse...

Não tem coisa melhor do q se sentir amado...
receber uma palavra de carinho, um gesto, num dia qqr, sem data prévia... saber q alguem pensou em vc num dia com tantas preocupaões e coisas p fazer.... isso sim eh o q faz a diferença nos nossos dias, é o q nos dá foras e traz alegria p nossa vida. Tão simples e tão precioso!

=]