quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma pausa pra escrever

Já tem um tempo que não escrevo mais. Sei lá. De repente tudo sumiu. Assim, puff! Ficou tudo branco. Hoje não sei porque, me deu muita vontade de escrever. Não sei porque mesmo. Ainda mais como estou escrevendo. Geralmente gosto de passar o que estou sentindo em meio a versos de poesias. Muitas vezes logo de cara qualquer pessoa consegue perceber. Já em outras as palavras ficam escondidas nas entrelinhas deixando um ar de mistério, de metáforas. Eu gosto assim.
Mas hoje não. Hoje aconteceu diferente. Me deu vontade de escrever de “cara limpa”. Acho que estou precisando falar. Sei lá.

Queria pedir mil desculpas às minhas amigas que estão notando um provável sumiço. Que me ligam e eu atendo sempre muito rápido e tenho sempre rejeitado os convites pras festas. Ao meu pai que outro dia tentou falar comigo no celular e depois de cinco chamadas perdidas (porque eu estava em reunião) tentei retornar e ele já estava dormindo. E no outro dia logo cedo me deparo com uma mensagem dizendo: Oi filha, só queria saber se está tudo bem com você. Te Amo! Pai. (ahh, que saudades que me deu naquele momento).
Ando um pouco cansada, estressada com toda essa correria de final de ano... TCC que está me deixando de cabelo em pé, correria e muitas vezes um pouco de tristeza também.

Queria pedir desculpas às pessoas que estão ao meu redor e faz um tempinho que não têm visto minhas palhaçadas, meus grandes foras, minhas gargalhadas, piadas e loucuras que às vezes faço.
Acho que estou vivendo um período um pouco quieto. Estou me sentindo mais quieta. Falo pouco. O necessário. E dou risadas mais baixinhas agora. Ou apenas dou um sorriso de canto.
Dias ruins todo mundo tem, né? Talvez eu esteja vivendo os meus agora. Mas sei que logo tudo vai passar. Isso me fez lembrar de um conto que uma vez eu li e nunca mais me esqueci. De que pra nascer uma pérola, primeiro a ostra precisa passar por um difícil momento. O momento da dor. Em que ela se fecha e curte sozinha todo aquele tempo em que algo a incomoda. De repente, como tudo na vida é perfeito, a terrível dor se transforma na mais linda pérola. Devo estar passando por isso. A pérola deve estar a caminho e eu ainda não me dei conta disso. Vai saber..

Pensei no meu irmão agora. Apesar da pouca idade que tem, de ser um molecão ainda, nunca imaginei que ele tivesse a maturidade que tem. Me surpreendo a cada dia que eu o encontro. Ele tem me dado tanta força. Lições de moral. Daquelas que você chega de cabeça baixa, ele te dá um chaqualhão e você não tem outra reação a não ser rir e pensar: Noooossa! E não é que é verdade mesmo?
Ro, obrigada por ser quem você é pra mim.

Dentro dessas semanas, dias, que estou assim, quietinha vivendo a minha vida só ela e eu, aprendi muita coisa. Aprendi a perder. A me conformar com tanta coisa. Mas isso só depois de eu ter lutado muito. Porque senão não teria aprendido, que às vezes na vida, nem sempre quando se luta com todas as forças, você terá o resultado que sempre esperava. Nem tudo é como a gente quer.

Talvez a gente enxergue uma vitória como algo que apenas imaginamos e não como ela realmente deve ser. Hoje eu entendi. Nunca sou e nem quero ser uma conformista. Daquelas que senta e espera as coisas acontecerem. Antes luto por tudo o que acredito. Mas se mesmo assim, não conseguir o resultado que eu esperava, agradeço a Deus pela oportunidade de tentar. E muitas vezes, é aí que Deus me surpreende. Você já ouviu a frase de que quem dá a última resposta é Deus? Pois é. Agora estou assim, calada, apenas vivenciando o meu silêncio e tentando buscar minha paz. Combati o bom combate. Completei a carreira e guardei a fé. Sei que Deus ainda me surpreenderá com sua última resposta. Dias bons irão chegar. Não é possível viver sem ter esperanças. E, fé é isso.

Além disso, descobri que mesmo a gente passando por tudo, sejam coisas boas ou ruins, temos sempre que agradecer. A gratidão, o reconhecimento, é o ato mais sublime do ser humano. Isso o torna mais sensível. Mais humano.
Por isso, agradeço a Deus por tudo... pelas minhas fraquezas, pelos meus choros, meus sorrisos, pelo pouco, pelos momentos, pela rejeição, pelas inquietações, pelas perguntas, pelas respostas, pelo medo, pelo receio, pelas oportunidades, pelas palavras de carinho, de consolo, pelo conforto, pelo colo amigo, pelas pessoas especiais, pelas pessoas que não me amam, pelas que me amam, por cada passo que dou, por cada sonho que tenho, pelas realizações, pelas humilhações, pelo momento de indignação, pelas lutas, pelas derrotas, pelas vitórias, pela vida.
E essa ainda não acabou. Portanto, há muito o que se fazer ainda. Há muito o que acontecer ainda.

Desculpem pelo texto de desabafo. Só escrevi porque achei importante pra mim.
Agora preciso ir, porque ainda tenho muitos caminhos a percorrer, muitas músicas pra ouvir, muitas imagens pra registrar, muita história pra contar, muitos lugares pra conhecer, muita coisa pra falar, muito silêncio pra refletir e Deus pra conversar.

Obrigada pelas pessoas que sempre estiveram presentes na minha vida e pelas que passaram e muitas vezes não tenho mais notícias.
Sempre falo que sou como um quebra cabeça. E cada pessoa que faz parte da minha vida é a peça que faltava para me completar. Por isso obrigada por cada um por longo ou pouco tempo estarem ao meu lado.

E, prometo voltar a ser a Jú “palhacita” de novo!!! ;)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tive um tempo

Tive um tempo e saí sem rumo
Decidi tomar banho de chuva
Deixei de lado o silêncio mudo
Ouvi cada gota pingar em meu rosto
Apenas a me acariciar
e me roubar um sorriso
Tímido!
Tímido sorriso que abriu a porta da minha alma
Que clareou o meu dia escuro
Que renovou e que me presenteou com a calma
Tive esse tempo e olhei pro céu
Abri meus braços, me senti envolta a um véu
da brisa suave que me acolhia
alisando minha pele que aos poucos se arrepia
balançando meus cabelos
enchendo de perfume o meu dia
Ah tempo bom esse de segundos
Da noite serena que ia chegando
Das luzes acesas misturando-se com os relâmpagos
Levando a chuva pra outro lugar
Ah tempo bom esse de segundos
Do vento amante a me amar
Tocando o meu corpo a levitar
No momento único
em que pude sonhar

(Esperando a chuva passar... Sentei no escadão da faculdade e comecei a rabiscar)

Desejo...

Desejo a vocês
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com os amigos
Viver sem inimigos
Filme na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Ouvir uma palavra amável
Ver a banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir não
Nem nunca, nem jamais
Nem adeus
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de amor
Tomar banho de cachoeira
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas com alegria
Uma tarde amena
Calçar um chinelo velho
Tocar violão para alguém
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu...

:)

(C. Drummond de Andrade)

sábado, 17 de outubro de 2009

...

... "Assim como o oceano
Só é belo com luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer"...(T.J)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ai ai ai...

Tenho visto muito por aí barbies ambulantes circulando pelas ruas. Cabelos sempre no jeitinho, maquiagem perfeita, corpo escultural. Mas espera aí. E a cabeça?! Aí é que tá. Aí é que pega. Onde é que anda o conteúdo? Até mesmo os sentimentos?
Sim, porque dias desses fiquei horrorizada em ver que todas essas embalagens perfeitas são completamente vazias. Lindas por fora, mas por dentro, nada. Absolutamente nada.
Não sabem falar de outra coisa a não ser de viagens onde comprei tal produto. Cabeleireiro onde alisei meus cabelos e ficaram perfeitos. Porque os dentes precisam estar branquinhos e alinhados. Porque a bolsa da Louis Vuitton está um espetáculo nessa nova coleção. Affe!
Em 15 minutos de conversa, você não ouve algo que possa edificar. Trazer algo que lhe inspire, que te faça refletir, ou rir. É um vazio tremendo.
É horrível também pensar que muitas dessas garotas se maltratam simplesmente pra servir ao padrão que a "suposta" sociedade moderna exige. Tenho pena. Porque sendo assim, estamos dando valor à "robôs" enfeitados, a pessoas humanas de verdade.
Bom mesmo é ser feliz como cada um é por natureza. Aprendi muito em tempos atrás. Adorava também me arrumar, estar sempre perfeita. Hoje me arrumo. Não deixo de ter bom gosto pra roupas e um bom perfume. Ah, perfume. Não vivo sem. Contudo, não deixo que isso se transforme numa rotina de vida. Não permito que isso interfira numa vida mais gratificante e leve. E principalmente, que isso me transforme numa pessoa tremendamente fútil.
Prefiro estar em casa com uma calça de moletom e uma camiseta bem folgada, cabelos presos e de preferência descalço.
Corpo? Muita gente acha que eu passo horas na academia querendo deixar tudo em pé. Bunda, barriga durinha, bíceps, tríceps... Aff, como isso é chato. Eu até tentei uma vez. Mas não deu. Não aguento. Sem contar com a comida regulada para manter tudo no lugar.
Pare!
Cuido sim do meu corpo. E muito! Mas pra isso prefiro reservar uma ou duas horinhas especiais para o momento da dança. Quer coisa melhor? Ligar o som e ensaiar passos diferentes seguindo o ritmo da música? Se for pra ir a academia, que seja de dança. Além de fazer um bem danado à mente, mantenho um corpo bonito e agrego coisas especiais, que só pessoas que dançam sabem do que estou falando.
Além do que, acrescento uma boa dose de tempo para meditar um pouco. Ler um bom livro. Escrever coisas que vem de dentro. Refletir sobre as coisas da vida. Sobre o hoje, o amanhã. Falar com Deus. E sentir a paz. Pelo menos meia horinha no dia. Não sou nenhuma “zen”, longe disso. Sou é muito atrapalhada e brincalhona. Mas esses momentos me proporcionam pensar um pouco nas coisas que precisam ser levadas mais a sério. Senão meus dias viram festas.
O prazer da vida está em justamente sermos queridas(os) do jeitinho que a gente é. Sem ter que maquiar cada situação. Sem ter que deixar as coisas boas de lado.
Acordar de manhã com um belo sorriso. Coisa que os "robôs" enfeitados não fazem. Já acordam preocupadas com o cabelo.
Ficar na cama com o namorado ou maridão por muito mais tempo ao invés de levantar correndo e ter que ficar escolhendo a melhor roupa pro dia.
Ahh, curtir mesmo cada prazer que lhe é dado. Sem se preocupar se alguém está te olhando. Se a posição está perfeita. Se você está no melhor ângulo.
Sabe, aproveitar as coisas mais simples. Sentir a alma mesmo. A importância de um olhar. O valor de um sorriso.
Comer tudo que tem vontade e não ficar regulando cada pedacinho de comida do prato.
Rir a toa. Ter senso de humor. E, amar. Se amar. Tenho certeza de que isso compensa qualquer celulitizinha que você possa ter.

Se pra ser amada tem que estar impecável. Sinto muito. Então nunca vou ser. Porque gosto mesmo é de estar à vontade. Porque quero estar à vontade. Sem me preocupar com o que fulando está achando ou que ciclano está falando. Ser flexível. Me sentir livre e ser bonita do meu jeito. Simples, mas feliz.